O objetivo é envolver estudos sobre as profissões contemporâneas relacionadas à música e ao uso das tecnologias digitais. Entre elas encontram-se: instrumentista, produtor musical, luthier, compositor, cantor, arranjador, intérprete, crítico musical, editor de mixagem e masterização, DJ, professor, sonoplasta, jinglista, improvisador, maestro etc. Sugerimos o estudo e a experimentação de duas profissões: a do DJ e a do produtor de jingle, que fazem parte do cenário musical contemporâneo relacionado às tecnologias de informação e comunicação, mais próximas da realidade dos nossos jovens. Priorizando os territórios da mediação cultural, dos saberes estéticos e culturais e do processo de criação, pretende-se ampliar o olhar sobre a linguagem da música em interface com as tecnologias digitais; profissões contemporâneas no campo da música; poética pessoal; processos coletivos e/ou colaborativos; produção de jingles; atuação do DJ e a apresentação do fazer artístico em espaços escolares ou alternativos. A intenção é beneficiar o desenvolvimento das habilidades de identificar e distinguir sonoridades, operar com percursos de experimentação nos processos de criação da linguagem musical, investigar o encontro entre Arte e público na dimensão da mediação cultural como experiência estética a ser compartilhada, elaborar e realizar projetos individuais e/ou colaborativos. Para despertar o interesse por uma atividade profissional relacionada ao campo da música, é importante a reflexão e a discussão sobre o papel do produtor musical e sua atuação no mercado de trabalho. Durante o desenvolvimento das proposições, sugere-se a utilização de softwares como o “Virtual DJ” (aplicativo que simula uma mesa de mixagem) e o “Audacity” (editor de música que grava, reproduz, importa/exporta sons em vários formatos), para que os alunos vivenciem a inter-relação existente entre Arte e Tecnologia no campo profissional da música.
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